Estrutura Administrativa detalhando cada competência

A estrutura organizacional básica da CODISE compõe-se de:

1 – ASSEMBLEIA GERAL
2 – CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
3 – CONSELHO FISCAL
4 – DIRETORIA EXECUTIVA
  • Presidência
  • Diretoria de Novos Negócios – DNN
  • Diretoria Técnica Operacional – DTO
  • Diretoria Administrativa e Financeira – DAF
5 – PRESIDÊNCIA
  • Gabinete da Presidência – GAPRE
    • Assessoria de Comunicação Social – ASCOM
  • Assessoria de Planejamento e Coordenação – APLAC
    • Coordenadoria de Planejamento – COPLA
    • Coordenadoria de Organização & Métodos – COREM
  • Assessoria de Controle Interno – ASCOI
    • Auditoria
    • Ouvidoria
  • Assessoria Jurídica – ASSEJ
    • Coordenadoria de Contencioso – COCON
    • Coordenadoria Consultiva – CODCO
6 – DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS – DNN
  • Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO
    • Divisão de Concepção de Projetos – DICOP
  • Departamento de Promoção e Relacionamento Empresarial – DEPEM
    • Divisão de Promoção de Oportunidades – DIPOP
    • Divisão de Relacionamento com Investidores – DIRIN
7 – DIRETORIA TÉCNICA OPERACIONAL – DTO
  • Departamento de Gestão de Incentivos – DEGIN
    • Divisão de Análise de Projetos – DIAPO
    • Divisão de Acompanhamento e Avaliação – DIACO
  • Departamento de Distritos Empresariais – DEDEM
    • Divisão de Administração de Núcleos, Áreas e Distritos – DINAD
    • Divisão de Engenharia – DIENG
8 – DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – DAF
  • Coordenadoria de Licitações, Compras e Contratos – COLIC
    • Divisão de Análise de Projetos – DIAPO
    • Divisão de Acompanhamento e Avaliação – DIACO
  • Coordenadoria de Gestão Imobiliária – COGEI
  • Coordenadoria de Tecnologia da Informação – COTIN
  • Departamento de Administração Geral – DEPAG
    • Divisão de Acervo de Documentos e Expedição – DIADE
    • Divisão de Suporte Administrativo – DISAD
    • Divisão de Recursos Humanos – DIREC
  • Departamento Contábil e Financeiro – DECOF
    • Divisão de Contabilidade – DICON
    • Divisão Financeira – DIFIN

 


Resumo das Competências designadas a cada entidade 

1 – ASSEMBLEIA GERAL

Órgão máximo da empresa, com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto, regido pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

2 – O CONSELHO FISCAL

Órgão de fiscalização da CODISE, responsável por apreciar e aprovar a prestação de contas dos balancetes mensais e anuais da Companhia. O seu funcionamento é de caráter permanente com atribuições reguladas por meio de normas contidas em legislação vigente e no Estatuto Social da empresa.

3 – O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Órgão de deliberação colegiada que exerce a administração superior da sociedade da CODISE.

4 – DIRETORIA EXECUTIVA

Órgão executivo de administração da sociedade com a responsabilidade de analisar, discutir e decidir sobre as matérias de competências da CODISE.

5 – PRESIDÊNCIA

Órgão executivo de administração superior responsável pela coordenação e execução dos serviços de apoio administrativo e assessoramento direto ao Diretor-Presidente da CODISE.

 

5.1 – Gabinete da Presidência – GAPRE

Responsável por coordenar e executar os serviços de apoio administrativo e assessoramento ao Diretor-Presidente no desempenho de suas atividades administrativas, política e de representação social; por organizar o expediente e a pauta de suas audiências; por controlar as reuniões da Assembléia Geral de Acionistas, do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva; por desempenhar atividades de relações públicas da Companhia, bem como fazer triagem da documentação recebida e despachar correspondências. Compete, ainda, coordenar, acompanhar e controlar as atividades de comunicação social da empresa.

 

5.1.1 – Assessoria de Comunicação Social – ASCOM

Responsável por assessor à Presidência e às demais Diretorias da CODISE, na área de comunicação social, bem como promover a organização, coordenação, execução, acompanhamento e controle das atividades de comunicação integrada da empresa, desenvolvendo ações estratégicas para atingir os seus objetivos, estabelecendo uma política ampla e específica de comunicação e marketing, interna e externa, envolvendo especificações de jornalismo, relações públicas e publicidade.

 

5.2 – Assessoria de Planejamento e Coordenação – APLAC

Responsável por assessorar à Presidência e às demais Diretorias da CODISE, supervisionar, acompanhar e controlar os procedimentos administrativos e operacionais pertinentes às atividades de planejamento nas áreas gerencial, institucional, de organização e métodos. Além de elaborar o orçamento e acompanhar a execução orçamentária da Companhia.

 

5. 2.1 – Coordenadoria de Planejamento – COPLA

Responsável por planejar, organizar, desenvolver e gerenciar as ações voltadas para a elaboração do Orçamento Programa e Plurianual de Investimentos e de estudos de Projetos de viabilidade econômica, objetivando a captação de recursos junto aos órgãos governamentais, de acompanhar a execução orçamentária, assim como de fornecer as informações necessárias à liberação dos recursos para os diferentes programas constantes do orçamento.

 

5.2.2 – Coordenadoria de Organização & Métodos – COREM

Responsável por planejar, criar, organizar e desenvolver instrumentos organizacionais, estudos e metodologias necessárias e adequadas ao desempenho das atividades funcionais das diversas áreas da Companhia.

 

5.3 – Assessoria de Controle Interno – ASCOI

Responsável pela promoção do controle da legalidade e legitimidade dos resultados quanto à efetividade da gestão orçamentária, financeira e patrimonial da Companhia.

 

5.3.1 – Auditoria

Responsável por assessorar os gestores através de sugestões, recomendações e suporte na busca pelos controles adequados em processos internos, bem como monitorar os processos chaves e críticos da Companhia.

 

5.3.2 – Ouvidoria

Responsável por ouvir e responder sobre as solicitações de informações, queixas, reclamações e denúncias relativas à prestação dos serviços e/ou o desempenho institucional da CODISE, bem como prestar serviços de atendimento ao cidadão.

 

5.4 – Assessoria Jurídica – ASSEJ

Responsável por assessorar em geral à Presidência e às demais Diretorias da CODISE, em assuntos de natureza jurídica, necessários ao bom funcionamento da Companhia.

 

5.4.1 – Coordenadoria de Contencioso – COCON

Responsável por auxiliar e alertar pelo fiel cumprimento das normas jurídicas vigentes, que couberem, de interesse da Companhia.

 

5.4.2 – Coordenadoria Consultiva – CODCO

Responsável por emitir pareceres e prestar serviços de consultoria jurídica para atender as consultas formuladas pelas diversas unidades organizacionais da Companhia.

6 – DIRETORIA DE NOVOS NEGÓCIOS – DNN

Responsável por identificar novas oportunidades de negócios para o Estado de Sergipe, através da realização de estudos e projetos, da promoção e acompanhamento de eventos para atração de investimentos e do contato com empresas passíveis de serem incentivadas, divulgando e oferecendo os incentivos constantes do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial – PSDI.

 

6.1 – Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO

Responsável por planejar e elaborar Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e de Mercado, Estudos de Prospecção e de Viabilidade e Estudos de Oportunidades Empresariais (pré-projetos), a fim de prever demandas e oportunidades de novos negócios que visem o aprimoramento do processo de desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe.

 

6.1 – Departamento de Estudos e Projetos – DEPRO

Responsável por planejar e elaborar Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e de Mercado, Estudos de Prospecção e de Viabilidade e Estudos de Oportunidades Empresariais (pré-projetos), a fim de prever demandas e oportunidades de novos negócios que visem o aprimoramento do processo de desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe.

 

6.1.1 – Divisão de Concepção de Projetos – DICOP

Responsável por coordenar, controlar e executar as atividades relativas à elaboração de estudos e projetos de viabilidade econômica com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado de Sergipe.

 

6.2 – Departamento de Promoção e Relacionamento Empresarial DEPEM

Responsável por orientar o investidor quando da formulação dos pleitos para a obtenção dos incentivos estaduais e federais, a exemplo dos incentivos do PSDI e da SUDENE, respectivamente, nos termos da legislação vigente, bem como para a implantação, ampliação e modernização de empresas.

 

6. 2.1 – Divisão de Promoção de Oportunidades – DIPOP

Responsável por divulgar potencialidades e oportunidades de investimentos no Estado de Sergipe.

 

6.2.2 – Divisão de Relacionamento com Investidores – DIRIN (Sala do Investidor)

Responsável por prestar ao investidor orientações e/ou informações sobre incentivos fiscais, linhas de financiamento, distritos industriais do Estado, licenciamento ambiental, infraestrutura, logística, inteligência (educação profissional, parques tecnológicos, etc.) e sobre a economia do Estado de Sergipe.

7 – DIRETORIA TÉCNICA OPERACIONAL – DTO

Responsável por desenvolver atividades de análises de projetos econômico-financeiros e arquitetônicos para fins de concessão dos incentivos do PSDI às empresas solicitantes; acompanhar a implantação dos projetos aprovados bem como o funcionamento das empresas incentivadas; emitir pareceres e relatórios técnicos; realizar visitas técnicas às empresas incentivadas pelo PSDI; gerenciar administrativamente Distritos, Áreas e Núcleos empresariais e acompanhar/executar serviços de engenharia.

 

7.1 – Departamento de Gestão de Incentivos – DEGIN

Responsável por coordenar as atividades relativas às análises/avaliações de projetos técnicos, econômicos e financeiros; emitir pareceres para a obtenção dos incentivos ofertados pelo PSDI e acompanhar a implantação dos projetos incentivados;

 

7.1.1 – Divisão de Análise de Projetos – DIAPO

Responsável por efetuar análises/avaliações de projetos técnicos, econômicos e financeiros quanto à viabilidade dos mesmos para fins de beneficiar empresas através dos incentivos ofertados pelo PSDI; emitir pareceres técnicos sobre os resultados destas análises e realizar visitas técnicas às empresas dos Distritos e demais áreas empresariais.

 

7.1.2 – Divisão de Acompanhamento e Avaliação – DIACO

Responsável por acompanhar e avaliar a implantação dos projetos técnicos, econômicos e financeiros, aprovados pelo PSDI.

 

7.2 – Departamento de Distritos Empresariais – DEDEM

Responsável por desenvolver e orientar as atividades relativas às análises/avaliações de projetos arquitetônicos; emitir pareceres técnicos, para a obtenção dos incentivos locacionais ofertados pelo PSDI; realizar o mapeamento e a gestão administrativa dos Distritos, Áreas e Núcleos empresariais pertencentes à CODISE e acompanhar as atividades de engenharia quanto aos estudos e elaboração de projetos e à execução das obras de infraestrutura, conservação e manutenção das citadas áreas.

 

7.2.1 – Divisão de Administração de Distritos, Núcleos e Áreas – DINAD

Responsável por efetuar o mapeamento dos Distritos, Núcleos e Áreas sob a jurisdição da CODISE, bem como gerir as atividades desenvolvidas nessas unidades;

 

7.2.2 – Divisão de Engenharia – DIENG

Responsável por desenvolver estudos e projetos de engenharia, bem como por acompanhar a execução de obras referentes à implantação e manutenção de Distritos, Núcleos e Áreas sob a jurisdição da CODISE.

8 – DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA – DAF

Responsável por planejar, coordenar, acompanhar, controlar e executar ações nas áreas de: modalidades dos processos licitatórios e respectivos contratos; gestão imobiliária; gestão da tecnologia da informação; serviços de administração geral (acervo e expedição de documentos, suporte administrativo e recursos humanos); registro e controle orçamentário, contábil e financeiro e sistemas e procedimentos de cobrança e pagamento de contas e compras.

 

8. 1 – A Coordenadoria de Licitações, Compras e Contratos – COLIC

Responsável planejar, coordenar, acompanhar e controlar os procedimentos administrativos e operacionais inerentes as modalidades dos processos licitatórios e dos seus respectivos contratos, de acordo com as diretrizes estabelecidas e aspectos legais.

 

8.2 – Coordenadoria de Gestão Imobiliária – COGEI

Responsável pela gestão dos bens imóveis que compõem o patrimônio da Companhia, bem como pelo gerenciamento dos contratos de alienação de bens imóveis, de permissão remunerada de uso e de participação acionária, oriundos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial – PSDI. Além disso, pela gestão das unidades que compõem o condomínio da Rua 24 Horas e das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convenções do Estado de Sergipe – CCS.

 

8.3 – Coordenadoria de Tecnologia da Informação – COTIN

Responsável pelas atividades relacionadas à área de Tecnologia da Informação – TI (desenvolvimento e customização de sistemas, manutenção e melhoria da infraestrutura de rede, banco de dados, serviços de atendimento ao usuário, suporte, instalação e manutenção de equipamentos).

 

8.4 – Departamento de Administração Geral – DEPAG

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas aos serviços de administração geral que compreendem o acervo e expedição de documentos, o suporte administrativo para todos os órgãos da companhia, bem como as atividades relacionadas à área de recursos humanos da CODISE.

 

8.4.1 – Divisão de Acervo de Documentos e Expedição – DIADE

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas ao acervo e expedição de documentos e a biblioteca.

 

8.4.2 – Divisão de Suporte Administrativo – DISAD

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relativas às áreas de serviços de material, patrimônio móvel, administração da sede, vigilância, reprografia e transporte da companhia.

 

8.4.3 – Divisão de Recursos Humanos – DIREC

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades relacionadas à área de recursos humanos da Companhia.

 

8.5 – Departamento Contábil e Financeiro – DECOF

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades contábeis, tributárias e financeiras da Companhia, compreendendo o assessoramento no tocante à política financeira, a realização dos registros e escriturações contábeis, à apuração e recolhimento dos impostos e tributos, e à realização da gestão de tesouraria através da execução e controle dos fluxos monetários.

 

8.5.1 – Divisão de Contabilidade – DICON

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades contábeis e tributárias da Companhia, registrar as escriturações contábeis e apurar e recolher os impostos e tributos.

 

8.5.2 – Divisão Financeira – DIFIN

Responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar e executar as atividades financeiras da Companhia, compreendendo o assessoramento no tocante à política financeira e a realização da gestão de tesouraria através da execução e controle dos fluxos monetários.